Discurso da Abertura

Enviado Por Rafael Frois – COMFORÇA Noroeste – @ froisbhz

Prezados segue o discurso Que fiz como representante das COMFORÇAS na   abertura do Orçamento Participativo 2011/12. Espero ter atendido minimamente o que temos em Nossas reunioes discutido.

Boa Noite Belo Horizonte! Em especial aos colegas das várias COMFORÇAS da Cidade. Que Tomam pedradas da comunidade pelo Atraso das Obras.

Boa Noite prefeito Marcio Lacerda em Seu Nome comprimento os demais membros da  Mesa!

Se me compararem ao seu Argentino da Vila Cachoeirinha e dona Dalila, Que tem uns 15 anos de Orçamento Participativo. Fora o tempo de ativista  antes do OP. Eu sou um novato! Eu, e Meus Amigos do Bairro São Salvador Que Estamos ha apenas seis anos no processo.

Nos, jovens ativistas e militantes do Orçamento Participativo não vivemos o período da ditadura militar. Não Sabemos o Que e viver em Uma Sociedade sem Liberdade de Expressão. Não Sabemos o que é viver sem democracia. O Que Sabemos desse período sombrio da historia brasileira, nos contato em Livros, musicas, filmes, Documentários e por relatos orais.

Sabemos que muita gente foi torturada, perseguida e morta Para garantir o Nosso direito de Participar das Decisões Políticas Referentes as cidades . E cabe a nos Proteger e aperfeiçoar as Conquistas.

No Orçamento Participativo somos convidados a contribuir para a chamada democracia participativa. Somos Convidados a pensar a Cidade. A Pensar melhorarias para nossas comunidades. E Seguramente Ao longo dos anos o OP Foi Transformando as comunidades. Basta compararmos Belo Horizonte com outras cidades da Região Metropolitana.

Os bairros Foram Conquistando ao longo dos anos urbanização, escolas, Centros de saúde, etc. Como mudaram Demandas. E Preciso Pensar Um Novo OP . Que leve em Consideração que existem varias Cidades Dentro de Belo Horizonte. Cada Bairro Tem sua demanda. Não se pode ditar uma única Diretriz de OP para toda a cidade. Deve se em Levar em consideração as especificidades de cada comunidade.

Os Equipamentos de Lazer, Esporte e cultura foram cortados do OP desde ano! Um bairro que no passado precisava de um centro de saúde, hoje pode estar precisando de um espaço de convivência. Um bairro que no passado precisava de urbanização hoje pode estar precisando de um centro de cultural.

 A recém Criada COMFORÇA Municipal nos dá fôlego para pensarmos um OP Melhor:

– Um OP Com mais recursos;

– Um OP que cumpra o Calendário de EXECUÇÃO das obras (Eu gostaria de Estar com Hoje Aqui Uma faixa de Agradecimento Prefeito ao  inves de estar Cartaz de protesto. Nesses seis de OP ainda não vi minhas obras prontas.

– Um OP com mais jovens – Em Belo Horizonte somos 650 mil;

Na regional Noroeste mostramos o poder da Juventude para mobilização virtual (na chamada Web Democracia /Cidadania), Quando contrariamos todas as estatísticas e derrotamos a Alça Sul do Belvedere. Usando as Redes sociais e Novas Mídias sociais. Aprovamos  a  Obra da Praça São Vicente no  OP Digital. E DEPOIS batemos o recorte de Participação Nacional no OP quando colocarmos 5.000 mil Pessoas em uma  assembléia para aprovar a UPA Noroeste.

Quanto ao slogam do OP ano Desde “Transformar BH e Uma SUA ESCOLHA” Este Auditório Mostra Que Já Fizemos nossa ESCOLHA! Eu fiz Uma Minha ha 6 anos Atrás EO Seu Argentino há 15 anos.

Boa Noite!

Anúncios

5 respostas em “Discurso da Abertura

  1. Achei muito cauteloso o discurso de Rafael na abertura do orçamento participativo 2011/2012. Afinal são 4 anos de atraso na construção das obras ganhas pelo bairro. E tem mais esse negocio de CONFORÇA e que o OP os moradores e quem escolhem as obras que vão ser feitas não é bem assim, vem tudo praticamente direcionado pela PBH e aquele momento é digno de uma devida alfinetada na PBH o OP tem que parar de ser algo eleitoreiro, e as obras tem que ser feitas dentro do período correto. Às vezes temos que lembrar mais de nossas origens e deixar de ser políticos, sentir, sonhar e lutar sempre foram às bases dessas grandes vitorias do bairro. Então uma palavra faltou “ATITUDE”…

  2. De fato o discurso foi foi suave!! Lá eu estava representando a Comforça Municipal. Se eu estivesse representando somente o Bairro São Salvador a situação seria outra!!
    Mas penso que o Recado foi dado. O ponto central do Circurso é que as Lidenranças tem que lutar por um OP melhor, com mais recurso, que cumpra o calendário de execução das obras e que estimule a participação de novos atores sociais. Se eu fosse falar só do bairro São Salvador não atenderia a espectativa da Comforça Municipal. Inclusive vc viu lá que havia bairros agradecendo o Prefeito por obras concluídas.

    Sobre as Obras: O Centro de Esporte e Lazer esta atrasado há 1 ano de 4 meses. E a UPA ainda esta dentro do prazo de execução.

    Vamos continuar lutando por um OP Melhor!!

    Há momentos que temos que quebrar tudo e há momentos que temos que ser mais cautelosos. Mas o protesto com os cartazes e faixas lá deu recado que estamos de olho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s