PBH! Mais respeito com as comunidades.

Seis anos depois do bairro São Salvador entrar no Orçamento Participativo, dando novo folego a uma modalidade de participação popular prevista na Lei orgânica do Municipio (Artigo 24).

Fico chocado como os gestores da politica de participação popular que é referencia no Brasil e em outros paises, não tratam as comunidades e os participantes voluntários deste processo com o devido respeito. O bairro São Salvador é recordista de participação no O. P. em duas rodadas foi o bairro que mais aprovou recursos.

Seus moradores e lideranças comunitárias vestiram a camisa da chamada democracia participativa e não só contribuiram para aprovação de obras no bairro e sim em toda regional Noroeste, Como é o caso de recursos para a Vila Barroquinha, Rua São Cosme, Vila Senhor do Passos, Caiçara, além de fazer uma ampla de discussão sobre a real do O.P.

Também ajudamos os administradores Regionais a pensarem soluções para melhoria da qualidade de vida da maior regional da cidade.  E o que ganhamos em troca?

A area de Esporte e Lazer aprovada em 2006 até hoje esta no papel. 

U.P.A. Noroeste aprovada no O.P. de 2008 nada!!

Alias é bom deixar bem claro aqui quem aprovou a UPA e diversas outras obras do O.P. foram os moradores organizados e não os vereadores, como andam dizendo por aí. Em especial os jovens moradores que articularam a aprovação e mobilização – Jovens da Kolping e da rua tigre.

Por falar em Vereadores os que se dizem representantes de nossa região tem feito muito pouco por nós. Surfam nas obras conquistadas pelo esforço das comunidades.  Retire todas as Obras do O.P. O que sobra para eles publicarem em seus jornais de campanha? 

Não os vejo discutindo temas complexos como a questão sustentável do transito e do transporte coletivo. A questão dos residuos e da coleta seletiva. Da Violencia, da falta de oportundiades de qualificação profissional para juventude e de politicas mais amplas de acesso  real as novas tecnologias da Informação e Comunicação para a população.

Vejo eles poluindo nossa bela região de dois em dois anos durante as eleições e pregando faixas de reforma em pracinhas e semáfaros.  Bakana demais o vereador articular uma demanda engavetada na regional mas será que é só este o papel dele?  Espero que os eleitores da nossa região façam esta reflexão quando forem as urnas em outubro.  

Vontando ao caso do O.P. espero que os participantes tenham mais sorte que nós e que não se deixem levar apenas pela emoção de participar. De ajudar a decidir!!  Este ano fizemos a Opção de protesta pelo um OP melhor!!! Um OP verdadeiro sem clientelismo!!

Rafael Frois

Anúncios

7 respostas em “PBH! Mais respeito com as comunidades.

  1. Rafael, o que não se pode deixar de citar que Ivanir Maciel é quem deu inicio com PROTOCOLO DE SOLICITAÇÃO DO EMPREENDIMENTO, portanto como propositor de uma UPA na nossa região, indicando área, articulando parceiros, envolvendo todos segmentos.

    • Caro Ivanir;
      Reconheço seu papel no começo deste processo e inclusive na época fui até contra. Depois de sermos procurados por vários moradores da região, decimos comprar esta briga juntos. Mas gostaria de ressaltar que as cobranças para o início da UPA e principalmete da Aré de Lazer do São Salvador, infelizmente estão partindo somente de um lado desta história. Os Vereadores que se dizem ser de nossa região, simplesmente fecharam os olhos para esta questão. Você como parlamentar sabe disto. Vamos ser realista. Ninguém quer brigar contra a PBH, pois os vereadores que se dizem ser de nossa região fazem parte da base do governo e por isso não querem se desgastar com isso. Você acha que eles vão brigar contra a própria máquina deles? Nunca!
      Como disse uma parlamentar da região: “Deixa vocês brigarem.” Pois bem! Vamos brigar então! Já diz o velho ditado: Verdadeiro pai e mãe é aquele que cuida e cria! Então deixa que disto a gente cuida!!!!

  2. Caro Ivanir, em momentos diferentes de um processo que se iniciou em Maio e terminou em Dezembro de 2008. Várias pessoas em diferentes momentos deram sua contribuição. O pedido com o protocolado foi uma das etapas do processo. Mas gostaria de destacar que a Juventude Kolping e o coletivo a rua Tigre foram fundamentais para articular a parte final da aprovação da obra. Julgo que este momento final de articulação com toda a regional foi o apice deste processo. Sem esta articulação final a obra não seria aprovada (disto estou muito seguro). Abraços

  3. Cada um teve uma importante participação no processo de aprovação da UPA, não há um mentor desse processo ou aquele que fez mais que outro. Todos participaram de forma decisiva, uma união de forças em prol de uma obra de vital importância para nossa região. Não há o que discutir com relação a méritos de processos que são de aclamação popular, foram mais de três mil pessoas que tornaram a UPA uma realidade. E acha que essa mega participação se deu por quê??? Ouve aquele que fez tudo??? Não, é a comunidade que abraçou a causa pelo fato de estar cansada de passar horas e horas em filas buscando um atendimento médico… Como??? a regional Noroeste maior em população é única regional que não tem uma UPA para atendimentos que um posto de saudade não tem como fazer. O que me deixa irritado é para falar que fez ou lutou pela UPA aparece mil. Mais para quebrar o pau com a nossa PBH que esta com dois anos de atraso na construção da UPA e quatro na construção da Área de Lazer, esses que se dizem mentores da UPA não poe a cara a tapa para lutar pelo comprimento do que conquistamos… Uns bandos de parasitas do sistema eleitoral usam o OP para captar lideranças… Eu como morador do bairro só digo uma coisa… de Lero Lero eu estou cheio, eu quero é ver o decreto de desapropriação dos terrenos e os tratores e operários fazendo essas conquistas uma realidade… é disso que necessitamos…

  4. Aqueles que se dizem mentores… gostaria que explicassem porque neste ano a participação no OP da sub 5 foi uma vergonha… E ai o que aconteceu??? E ai mentores … Na verdade um bando de oportunistas… que vivem da maquina publica se escondendo embaixo das saias dos vereadores…

    • Estou de pleno acordo com as palavras do Sawel!
      Pai tem um monte! Mas na hora de cobrar, aparecer nos canais de comunicação e lutando pelo início das obras, não aparecem!
      Chega de LERO LERO! O Negócio é ação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s