O Bairro São Salvador Existe?

Enviado Por Rafael Frois

O bairro São Salvador existe? É São Salvador ou Coqueiros?

Esta semana um comentário aqui no blog causou uma grande “rebuliço’ sobre a existência do bairro São Salvador, que no inicio da década de 80 passou a ser “chamado” de Coqueiros.

Me deparei com esta mesma questão quando em 2006/07 estava desenvolvendo um pesquisa financiada pela FAPEMIG, que tinha por objetivo resgatar a história do bairro. Como não havia registro documental sobre a história, usei como método de coleta de dados a história oral, ou seja conversando com os moradores fundadores do bairro.

Ressaca

Esta região toda era chamada de Ressaca. Tudo da Praça São Vicente para baixo era chamada de região do Ressaca, por causa do encontro das águas dos córregos Coqueiros com o Córrego Glória (Brigadeiro com  Amintas Jaques). Essa e a versão de uma das moradoras entrevistadas, que na epoca tinha 90 anos. Mas tarde esse nome foi fortalecido por causa de um clube que se chama Balneario da Ressaca. muito Frequentado pela Elite de Belo Horizonte.

Coqueiros

Coqueiros era o nome de uma fazenda muito grande aqui da Região. Apos a morte do dono seus herdeiros ficaram cada um com um pedaço, surgindo as Vilas Belém, São Salvador e São Sebastião. Inclusive o Nome da Associação do bairro remete a isto. PROSSEBEME – Associação Pró-Desenvolvimento das Vilas Reunidas de São Salvador,.Belém e Maria Emilia.

Na Década de 80 como foi comentado por várias pessoas, Padre Teodoro organizou um movimento para regulamentar o bairro. Não houve consenso na hora escolher qual seria o nome do bairro então deram o nome da fazenda. E ficou Coqueiros. Muita gente não gostou e um extenso pedaço continuou sendo chamado de São Salvador.

Para a Prefeitura – Prodabel – Empresa de Informática  informação de Belo Horizonte, existem dois bairros: O Bairro Oficial e o Bairro Popular.

O Oficial é aquele que existe no mapa que orienta as politicas e os serviços, e o Bairro Popular aquele esta no imaginário popular. Aquele que dá sentido ao lugar. O pedaço onde os moradores se sentem pertencentes.

A Prefeitura no final da década de 90, parou de se orientar pelos limites oficias e hoje se orienta pelo limite popular.  A fundação João Pinheiro fez uma pesquisa para mapear os bairros a partir do imaginário do morador. E por esta pesquisa  o bairro São Salvador esta muito vivo, ele começa na Rua Eneida e vai até na Abílio Machado – Porção do lado de cá da Aminas Jaques (lado da Paróquia Santo Antônio).

Se fomos a fundo veremos que a igreja católica exerceu uma influência significativa neste mapa do imaginário popular, uma vez que ele coincide com a divisão das Paróquias Santo Antônio e Nossa Senhora da Glória. Exemplo o outro lado da Amintas Jaques que pertence a Paróquia do Glória também era São Salvador mas lá todo mundo se considera morador do Glória. Inclusive a Associação do Bairro (PROSEBEME) se intitula associação do Glória.

É importante deixar claro que a partir do momento que um determinado grupo se sente pertencente a um lugar eles cuidam do pedaço. Quando entramos no Orçamento Participativo em 2004 ninguem na regional conhecia o bairro São Salvador, nem as lideranças nem os gestores públicos era como o Bairro Frei Eustáquio ali perto do Ipanema. Hoje a história é Outra.

Uma dos motivações para existência deste blog é que ele seja um instrumento para construção da memória coletiva. Sim! O bairro São Salvador Existe!!

Espero ter contribuindo. Se vc sabe mais coisas deixe um comentário e ajude estudantes, pesquisadores e interessados n história/memória de nossa região.

oooooooh é o São Salvador!!!

Anúncios

12 respostas em “O Bairro São Salvador Existe?

    • Valeu Leonardo!
      Espero que você continue visitando o blog e comente sobre os tópicos postados nele, ok?
      Seja bem vindo!
      Um abraço!

  1. Olá, pessoal,

    Não sei como andam os processos relativos às duas obras do OP conquistas pela comunidade. Solicito informações de quem as tenha, por favor, e sugiro que todos e todas enviam mensagens para a imprenssa questionando a demora da concretização dos projetos.
    Exemplos de contatos:
    http://www.itatiaia.com.br/site/institucional/contato
    http://cbn.globoradio.globo.com/institucional/expediente/EXPEDIENTE.htm
    http://falecomaredeglobo.globo.com/
    Saiba como ou onde encaminhar demandas de informações sobre o Orçamento Participativo de Belo Horizonte.
    Endereço Rua Domingos Vieira, 120 – Bairro Santa Efigênia
    CEP – 30150-240
    Telefone (031) 3277-1058
    Fax (031) 3277-4107
    E-mail op@pbh.gov.br
    O titular na nossa regional é o Sr. Sebastião José Ambrósio
    É claro que esta informação é para quem não sabe, pois acredito que o pessoal da linha de frente já tenha esses contatos.

    • Olá Dinei!
      Fico muito feliz em ver você nos ajudando a fiscalizar e pesquisar o que está acontecendo em BH! Atitudes de pessoas como você é que nos motiva em sempre estar lutando por melhorias para a cidade e em especial para a nossa região!
      Um grande abrço!
      Rafael 2012!

  2. Bom dia,
    A origem do nome RESSACA está no nome da antiga Fazenda da Ressaca, cujas terras se estendiam desde onde hoje começa a avenida abílio machado até a região onde hoje está o palácio dos leilões e o parque renascer. A fazenda pertencia aos antepassados do Sr Joaquim Antonio Costa( pai dos donos do CEM) e do quinhão hereditário a que fez jus é que nasceram vila belém ,Vila Maria Emília e Vila são sebastião. O antigo Balneário da ressaca é dos anos 50/60, não tendo relação com o bairro. Estarei pessoalmente com voce a qualquer momento para que voce redimensione sua pesquise, pois a riqueza de detalhes é impressionante e eu sei do que falo. Repito: leia o decreto municipal 3780 de agosto de 1980.Não tem como dizer mais tardefatia herdada

  3. Tenho novidades. Pessoal, entrei em contato com a PBH e obtive as seguintes respostas:

    Obra da Praça São Vicente:

    Foi conquista do OP 2007/2008 (OP DIGITAL). O Orçamento participativo acontece de dois em dois anos, ou seja, um ano para o projeto (2009) e o outro para o início da obra (2010), portanto temos até 31 de dezembro/2010 para iniciar a sua execução. O empreendimento se encontra em licitação e conclusão do projeto executivo, que estão sendo feitos pelo DNIT, que vai gerenciar a obra. Todo o complexo do Anel Rodoviário passará por reforma geral, já tendo obtido junto ao COMAM a Licença Prévia -LP. Neste contexto, a Praça São Vicente é parte integrante e fundamental para o sucesso do projeto.

    UPA NOROESTE – OP 64-2009/2010

    Publicado decretado utilidade pública número 13.629 de 02/07/09. para fins de desapropriações localizadas na Av. Amintas Jaques Morais, Av Brigadeiro Eduardo Gomes e Real Madri. Em 28/10/09 foi apresentado o ante projeto para a comunidade.
    Situação atual: aguardando liberação de recurso federal para publicação do edital de licitação

    ÁREA DE LAZER SÃO SALVADOR

    Situação atual: em elaboração de cadastro técnico para fins de decreto de utilidade Pública
    Publicado edital de abertura de licitação no Diário Oficial do Município no dia 21/08/2010- SMURBE 094/2010
    Data licitação:24/09/2010

  4. Sidney esta é a melhor noticia de todos os tempos!! Valeu!! Vou publicar m post!!
    Eu estive em uma reunião com o Prefeito semana passada e disseram que já estava tudo resolvido. Eu não tinha “potado” fé!! E não é que era verdade!!

  5. Tomara que, realmente, saia do papel esta obra. Lembro-me, até hoje, de Sawel se despedindo de mim pela net pra sair em comitiva pra votação do OP. Agora é só expectativa…….

  6. Existe sim registro documental de toda a história da região, só que dá muito trabalho e vc tem que saber o canal certo, mas posso te asseverar que existem registros com data anterior à existencia de cartórios de registro de imóveis em contagem, só para vc ter idéia…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s