Linha 406: Partidas do Pindorama ou do “Matagal”/Estação São José?

Por ocasião do meu carro quebrado, diariamente tenho buscando soluções para o deslocamento da minha residência para a UFMG (Portaria da Av. Catalão ou Av. Antônio Carlos). Centenas de estudantes fazem este caminho diariamente, muito mais que do eu imaginava. E alguns passam a mesma raiva que vou relatar neste e em outros posts que virão sobre o tema mobilidade.

 

Hoje vou dedicar um tempo ao tema que tem relação com a aparente falta de monitoramento da BHtrans, passando pelos prestadores de serviço, e finalmente o usuário, que vai se acostumando com os temas de desrespeito cotidiano. Vou falar de um fato relacionado da linha 406 – Pindorama-“Matagal”/Estação São José.

 

Os(as) moradores(as) dos bairros São Salvador, Glória e Alípio de Melo que usam a linha 406 – Ponto Estação São José/Pindorama, que faz a conexão com outras linhas no Ponto da Estação São José (“Matagal São José” – vou me dedicar a este tema em outro post), devem ter percebido que mesmo com a mudança do ponto de partida do Pindorama para o Ponto São José, o quadro de horários no sistema da BHtrans (Site e app) continuavam com partida Pindorama.

 

Não sei a data precisa da alteração, mas a última vez que usei a linha 406, já havia ocorrido à mudança. Na ocasião inclusive fiquei uma “data” esperando o ônibus. Pelas minhas contas isto foi ano passado.

 

Semana passada entrei no site para programar meu deslocamento e para minha surpresa o sistema ainda marcava partida do Pindorama. Pensei: “Mudou o prefeito neh, vai que mudou tudo de novo!!”. Mas não o ônibus continua partindo do Ponto “Matagal” São José.

 

As pessoas que acostumaram a utilizar a Linha 406 todos dos dias acabam decorando a média do tempo que ele gasta do São José até os bairros que ele atende. Mas e o usuário casual que entra no site para programar sua viagem?

 

Fiz a consideração do erro ao motorista da linha 406 que confirmou o equívoco. Dai eu fiquei pensando, “p” mano qual é a dificuldade para ele reportar o erro ao supervisor para informar a BHtrans? Ou do Supervisor informar a empresa? Ou a Empresa informar a BHtrans? Mas ai pensei: “As vezes fizeram!!”

 

Um usuário no dia que peguei o buzão também confirmou o erro, e ai também fiquei me perguntando: “P” a Prefeitura gasta uma nota com 156, sistemas de gestão, RH e ninguém usa? Uma mensagem por celular resolveria o tema.

 

Ok!! Todo mundo morre de preguiça do 156, alias todo mundo morre de preguiça de qualquer telemarketing, mas em tempo de tecnologias mobile este é um tema mínimo.

 

Resolvi então entrar no site da BHtrans e fazer a solicitação. Já trabalhei na Prefeitura e sei que é pouco RH para muitas demandas. Fiquei pensando: “Se tem mais de um ano que foi feito a mudança do Ponto Final e não mudaram no sistema é porque não existe monitoramento”. Irão dizer: “a cidade é grande e não dá para adivinhar os problemas, o usuário que tem que reportar”.

 

Duvido que não ninguém com relações estreitas com a Máquina Municipal, que mora na região, uma vez ou outra não tenha esbarrado neste tema. Funcionários da BHtrans, de outros setores da PBH, da Regional ou da câmara. Da Câmara eu tenho certeza – Tem cinco vereadores que moram na Região (Santa Terezinha, Serrano, São José, Alípio de Melo e Padre Eustáquio) e que devem ter pelo menos uns 10 assessores cada que também moram por ali, e que provavelmente já usaram ou tiverem algum familiar que usou e comentou do erro.

 

Resolvi entrar no site da BHtrans e fazer a reclamação. De cara uma mensagem que o site da BHtrans estava migrando para o Portal da PBH. Pensei: E agora reclamo com quem? Com a Prefeitura, ou com a BHtrans? Ou ainda reclamo na Câmara? Na verdade na Câmara eu descartei de cara, outro dia reclamei que os links de reclamação da Prefeitura não funcionavam e eles me mandaram ligar para o 156, ao invés de seguir o trâmite da ouvidoria, do que se espera da ouvidoria da Casa que fiscaliza o executivo  – fadiga total.

 

Decidi arriscar e reclamar no site da BHtrans – as autarquias detém um poder econômico e uma melhor estrutura dentro da Máquina. E ninguém muda a maquina de um ano para o outro. Ainda que se mude o site simbolicamente. Mesmo não sabendo se o link estava vivo, mesmo não sabendo se teria alguém do outro lado para resolver, perdi um tempo e fiz a reclamação. Alias fiz duas reclamações. Em menos de 24 horas veio a resposta informando que o problema foi corrigido. Graças a Deus tinha gente do outro lado do sistema. Mas o problema NÃO foi corrigido continua do a mesma coisa. Ponto de partida Pindorama – Digita no google aí “linha 406 bhtrans”

——————————————-

Vejam a resposta:

Manifestacao TAG 67771-BHTRANS

Prezado (a) Senhor (a),

Encaminhamos a sua reclamação para a Gerência de Programacao e Redes de Transporte que apresentou a seguinte resposta:

“Esclarecemos que o ponto de controle da linha 406-Estacao Ponto Sao Jose/Pindorama via Nossa Senhora da Gloria foi alterado , sendo transferido da Rua Muquicaba no 161 para a Av. Presidente Tancredo Neves no 140 (Estacao Ponto Sao Jose), e as informacoes no portal da BHTRANS na web estao atualizadas.”

————————————

Para o Usuário fica a dica: “Gaste um tempo da sua vida para reclamar pela qualidade dos serviços que pagamos”.  Aqui no caso eu vou reclamar outras vez!!!

Para a PBH: Penso que a experiência estética na utilização do site não foi boa, embora tenha dado resultado. Também refletir sobre: Por que não colocam um número de whatsapp para o povo mandar a mensagem direta? Muito mais prático não?  Coloca uns estagiários para copiar e colar no sistema, e devolver o número da reclamação para o usuário. Hoje é tudo “Zap” a Prefeitura tem que se adequar a demanda do cidadão, que é quem mantem a máquina funcionando, e não o contrario.

 

Obrigado por gasta seu tempo lendo este post. Em breve vou compartilhar minhas experiências com: A Linha 5550, com o Ponto Matagal/São José; Com o fim do 2402; Com o serviço noturno do 4405;

 

Aos os usuários que não conhecem a linha 406, ela foi criada quando extinguiram o Glorioso 2402 – São Bernardo-Glória, que ligava a regional Noroeste a Pampulha (Aeroporto da Pampulha, Antônio Carlos, Universidade Federal e Venda Nova). A linha 406 foi criada para fazer conexão com o 5550 que atende precariamente a expectativa do usuário.– vou me dedicar a este tema em breve.

Anúncios

4 respostas em “Linha 406: Partidas do Pindorama ou do “Matagal”/Estação São José?

  1. Pois é, Rafael, precisamos mesmo usar mais os meios oficiais de reclamação, apesar de tomar nosso tempo e muitas vezes não vermos nossas demandas solucionadas. Imagine de muita gente reclamar disso? A pessoas ficam iludidas, achando que o que resolve é ae aparecer na TV. Mas eu acho que, mesmo se não resolver, mais vale reclamar no site, na Ouvidoria da PBH, ou mesmo no famigerado 156.

  2. Pois é Luzia, um dia depois de fazer a Segunda Reclamação fizeram finalmente a alteração. ALELUIA!!!! – No caso Hoje (04/04/2018). Sim as pessoas ficam iludidas com a TV. Não tem resolvido muito.

  3. Em 05/-4/2018
    =========================================================
    NAO RESPONDA ESTE E-MAIL. SUA RESPOSTA NAO SERA RECEBIDA.
    =========================================================

    Manifestacao TAG 68348-BHTRANS

    Prezado (a) Senhor (a),

    Encaminhamos a sua reclamacao para a Gerencia de Programacao e Redes de Transporte que apresentou a seguinte resposta:

    “Esclarecemos que ja foi atualizado no portal da BHTRANS na web o nome do ponto de controle da linha 406 de Pindorama para Estacao Ponto Sao Jose.”

    Atenciosamente,

    Gerencia de Atendimento ao Usuario
    GEATU-BHTRANS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s